...ENTRE.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Boa Vista 120 anos




Nascer num lugar como Boa Vista é um privilégio, posso constatar depois desse longo exílio em São Paulo.Sabe aquele lugar pacato, com ar costumeiro,leve,onde um cruzar de olhos vem sempre acompanhado de um sorriso e a preferência é sempre do pedestre.Tem gosto de cupuaçu, buriti, tapioca, banana frita, caju, manga. É amarela como a farinha regional,como o sol escaldante do meio dia. Revelando aquelas ruas largas e arborizadas onde se pode caminhar sem pressa,e logo adiante você encontra aquele amigo de infância próximo a sua antiga escola que não mudou muito apesar da reforma,o passado nunca fica tão distante por lá.Praticamente não há prédios no centro da cidade, o que considero uma medida extremamente inteligente, o horizonte agradece. O rio Branco segue testemunha das mudanças,novos moradores, alguns antigos que voltaram mesmo que relutantes,maravilhoso poder passar todos dias e admirar aquelas águas mansas e ver o outro lado do rio com aquele verde exuberante.Morar no Norte tem lá suas dificuldades pela distância do resto do Brasil, mas é preciso distanciamento para voltar aquele olhar de primeira vez.Nunca tinha saído da minha redoma de vidro, e confesso que as conversas com os amigos eram sempre a vontade de sair de lá,morar num lugar com mais lazer, shoppings e todas essas bobagens que julgava tão necessário antigamente.Meu primeiro ano distante revelou-me algo surpreendente,sobrevoando a Amazônia quase chegando em casa me dei conta da imensidão da nossa região, meu Deus que lugar mais lindo, sim meus caros eu amo as imensidões!Aquele verde sem fim,cortado por rios velozes.Como um presente de boas vindas tive umas das visões mais lindas que esse olhinhos pudessem sonhar em ver,o nascer de um novo dia, aqueles primeiros raios de sol, formou-se um tapete branco de nuvens e o sol majestoso lentamente reinou. Olhei para o lado, meu companheiro de viagem dormia tranquilamente,perdeu a cena.Depois de praticamente cruzar o Brasil lá estava eu de volta, pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente,faça parte desse mosaico.